PELE

Pitiríase Versicolor (Pano Branco)

Trata-se de uma micose superficial causada por um fungo (Malassezia) que já habita nossa pele naturalmente.

Quando existem condições favoráveis, como: calor, umidade, sudorese excessiva, uso de imunossupressores, este fungo cresce e dá origem as lesões de pele. Estas podem ser arredondadas, recobertas por escamas finas, e variar de cor indo do branco até o vermelho e castanho. Acometem mais o tronco e membros superiores. No geral são pouco sintomáticas.

O diagnóstico é feito pele médico dermatologista e pode ser auxiliado com a lâmpada de Wood.

O tratamento pode ser feito com antifúngicos tópicos e via oral. As alterações da pigmentação tendem a se resolverem mais lentamente do que a descamação. Quando ficam manchas claras, mesmo após o tratamento, a exposição moderada ao sol será útil para acelerar a recuperação da cor natural da pele.

A prevenção da pitiriase versicolor é feita por meio da utilização de roupas leves, arejadas e, preferencialmente, de tecidos não sintéticos.

Obs.: Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamento e receitar medicações. As informações disponíveis neste site possuem caráter educativo. A avaliação medica através de uma consulta é fundamental.

COMPARTILHAR