PELE

Escabiose (SARNA)

É uma parasitose humana causada pele ácaro Sarcoptes scabiei variedade hominis. O contágio se dá somente entre humanos por contato direto com a pessoa contaminada, ou roupas ou fômites (objetos contaminados). Há necessidade de um contato prolongado para que ocorra a contaminação. Animais como gato e cachorro não transmitem a sarna humana.

O principal sintoma é a coceira e esta se dá principalmente a noite. As lesões podem aparecer em todo corpo mas as regiões mais comuns são axilas, punho, palma de mãos, entre os dedos, auréola mamária, interglúteo e genitais.

O diagnóstico é feito através do exame clínico dermatológico onde conseguimos observar as lesões com aspecto de túnel (caminho por onde o ácaro passou), vesículas e sinais de coçadura nas regiões específicas.

O tratamento é feito através de medicamentos tópicos ou orais. A escolha depende da idade, gravidade da doença, condições gerais do paciente e, portanto, é individualizado.

Obs.: Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamento e receitar medicações. As informações disponíveis neste site possuem caráter educativo. A avaliação medica através de uma consulta é fundamental.

COMPARTILHAR