Estrias

As estrias são cicatrizes que se formam quando há destruição de fibras elásticas e colágenas na pele. As linhas são formadas por causa da diminuição da espessura da derme e da epiderme. Elas podem coçar e arder, mas em geral não apresentam sintomas com seu aparecimento.

Em uma fase inicial as estrias são mais arroxeadas e depois ficam brancas. Elas surgem após uma distensão excessiva ou abrupta da pele que desencadeia uma inflamação e consequente rompimento de fibras elásticas e colágenas. Situações como crescimento rápido durante a puberdade, aumento excessivo dos músculos por exercícios físicos exagerados, colocação de expansores sob a pele ou próteses (de mamas, por exemplo), gravidez, obesidade, uso prolongado de corticosteroides tópicos, orais ou injetáveis, podem contribuir para o surgimento de estrias.  

O resultado do tratamento é variável, e o ideal é que seja realizado na fase inicial. Existem várias opções terapêuticas, como: cremes com acido retinóico, acido glicólico, microagulhamento, laser não ablativo e laser fracionado de CO2.

Obs.: Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamento e receitar medicações. As informações disponíveis neste site possuem caráter educativo. A avaliação medica através de uma consulta é fundamental.

COMPARTILHAR