PELE

Erisipela

A erisipela é uma condição inflamatória, que envolve vasos linfáticos, e que atinge a derme e o tecido adiposo da nossa pele.

Predomina em membros inferiores de pacientes da terceira idade, cuja circulação venosa e linfática estão debilitadas mas pode atingir pessoas de qualquer idade e outras regiões da pele. Pessoas obesas e com baixa condição imunológica também são mais afetadas.

É muito comum observarmos uma “porta de entrada”, como por exemplo, úlcera venosa crônica, “frieira” (intertrigo), picada de insetos, ferimento cutâneo traumático e manipulação inadequada das unhas. Por meio desta porta de entrada as bactérias penetram na pele e atingem camadas cutâneas inferiores.

Os sintomas se iniciam com mal-estar geral, fadiga, febre e calafrios. Em seguida podem ser observados achados locais como avermelhamento, dor, inchaço e aumento da temperatura. Em alguns casos pode surgir bolhas, escurecimento do segmento acometido e até quadros de septicemia, ou seja, infecção generalizada com risco de morte.

O tratamento deve ser instituído o mais breve possível, tendo como base o uso de antibióticos, repouso, elevação do membro afetado e tratar o fator desencadeante. Por vezes, faz-se necessária abordagem cirúrgica, removendo e drenando grandes áreas necróticas e com pus.

A prevenção consiste em:

– Evitar “portas de entrada” ( traumas , picadas de inseto, dermatoses);

– Tratar a insuficiência linfática e venosa;

– Controle do diabetes.

Obs.: Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamento e receitar medicações. As informações disponíveis neste site possuem caráter educativo. A avaliação medica através de uma consulta é fundamental.

COMPARTILHAR