PELE

Dermatite Perioral

Trata-se de uma doença que acomete a região perioral mas que também pode evoluir para região periocular. Há uma disfunção da barreira epidérmica com alteração da microflora cutânea e do sistema imune da pele. É caracterizada por ressecamento, descamação e pequenas pápulas vermelhas ao redor da boca. Afeta principalmente mulheres entre 15 e 45 anos e é infrequente em homens.

Pode ser ocasionada pelo uso intempestivo de corticóides tópicos e/ou nasais, pasta de dente fluorada, uso de cremes cosméticos, sabonetes abrasivos, maquiagens, filtros solares inadequados e alterações hormonais.

O tratamento visa o desmame gradativo do corticóide ( caso ele esteja presente ) e também a restauração da barreira cutânea seja com imunomoduladores tópicos, cremes hidratantes, antibióticos, compressas com chá gelado, agua termal e, em alguns casos, isotretinoína.

Os pacientes devem estar cientes que, mesmo após o sucesso do tratamento, a patologia pode voltar a se manifestar em outro momento, quando o tratamento deverá ser repetido.    

Obs.: Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamento e receitar medicações. As informações disponíveis neste site possuem caráter educativo. A avaliação medica através de uma consulta é fundamental.

COMPARTILHAR