PELE

Dermatite de Contato

Dermatite ou eczema de contato é uma reação inflamatória da pele decorrente da exposição a um agente capaz de causar irritação ou alergia. O paciente pode apresentar lesões eritematosas e muito pruriginosas.

– Dermatite de contato por irritante primário: Pode surgir logo na primeira vez em que a pessoa entra em contato com a substância química. Os agentes mais comuns são: sabonetes, detergentes e solventes. As lesões geralmente são restritas ao local de contato

 – Dermatite de contato alérgica: Surge após repetidas exposições a um produto ou substância. Está relacionada ao sistema de defesa do organismo e, por isso, ocorre após um contato frequente com as substancias. Dentre elas: perfumes, cremes, esmaltes, brincos, medicamentos tópicos. As lesões podem não se restringirem ao local de contato.

O exame do TESTE DE CONTATO (patch-test) pode ajudar na elucidação diagnóstica.

É necessário remover qualquer vestígio do irritante ou alérgeno que possa ter permanecido na pele. O tratamento pode incluir medicação tópica, oral ou injetável. Cada fase ( aguda ou crônica ) da dermatite de contato vai necessitar de um tipo de tratamento. Não se auto medique.

Obs.: Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamento e receitar medicações. As informações disponíveis neste site possuem caráter educativo. A avaliação medica através de uma consulta é fundamental.

COMPARTILHAR