Celulite

Celulite é o nome popular da lipodistrofia ginoide, que nada mais é do que o depósito de gordura sob a pele.  A pele fica com aspecto ondulado, tipo “casca de laranja”. Não é considerada uma doença mas causa preocupação estética em algumas mulheres. Acomete 95% do sexo feminino sendo mais rara em homens. As regiões mais acometidas são quadris, coxas e nádegas podendo também ocorrer em abdome e braços. Ao contrário do que muitos imaginam, ela pode acometer pessoas magras.

O fator causal não está bem estabelecido mas acredita-se que haja influência de:

– Fatores hereditários como sexo, etnia, biotipo corporal e distribuição da gordura;

– Problemas circulatórios que prejudiquem a drenagem das toxinas deixando o líquido que fica entre as células mais viscoso;

– Alterações hormonais como níveis de estrogênio altos e a própria pílula anticoncepcional (que contenha estrógeno);

– Estilo de vida: má alimentação (excesso de açúcares e carboidratos), sedentarismo e tensão emocional.

Tratamento:

A melhora da celulite requer uma combinação de tratamentos dermatológicos e adesão do paciente em relação à mudança de hábitos e de estilo de vida.

Muitos cremes e suplementos alimentares têm sido sugeridos sem nenhuma evidência de eficácia ou efeito. Outros procedimentos podem gerar uma melhora imediata e que não se sustenta a longo médio e longo prazo, como: drenagem linfática, radiação infravermelha, radiofrequência, ondas de choque ou ondas acústicas e ultrassom focado.

Os procedimentos que apresentam melhores respostas são: radiofrequência invasiva, ácido L-poliláctico e subcisão.

Obs.: Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamento e receitar medicações. As informações disponíveis neste site possuem caráter educativo. A avaliação medica através de uma consulta é fundamental.

COMPARTILHAR