É uma doença de pele bastante comum. Pode se iniciar tanto na adolescência quanto na vida adulta, e nesta ela é predominante no sexo feminino. É caracterizada por cravos (comedões abertos e fechados) e espinhas (pápulas pustulosas) resultantes de um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos.
O estímulo hormonal (hormônios andrógenos) que atinge as glândulas sebáceas na adolescência, pode fazer com que a pessoa, que tenha maior predisposição genética, desenvolva a doença.
Existem 4 formas evolutivas de acne:
– Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias;
– Grau II: cravos e espinhas pequenas;
– Grau III: cravos, espinhas pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos);
– Grau IV: acne grau III mais múltiplos abscessos interconectados e cicatrizes irregulares, resultando em deformidade da área afetada (acne conglobata).
A acne não é contagiosa e não se relaciona à “sujeira” da pele ou do sangue. Não se deve manipular (espremer) as lesões pois isso aumenta a chance de inflamações e infecções cutâneas. Também não se deve achar que acne é “coisa” de adolescente ou do período pré-menstrual pois hoje em dia existem tratamentos eficazes para essa patologia.
O tratamento da acne é recomendado não apenas por razões estéticas mas também para preservar a saúde da pele e bem estar psíquico do indivíduo, além de prevenir cicatrizes e manchas de difícil correção na vida adulta.
O dermatologista pode lançar mão de produtos tópicos e medicamento oral e isso vai depender da gravidade e da etiologia da acne que o paciente apresenta.
Alguns cuidados básicos que sempre devem estar presentes são:
– Limpar bem a pele com um sabonete adequado;
– Evitar cosméticos que aumentem a oleosidade;
– Não manipular as lesões (espremer);
– Não dormir de maquiagem;
– Ter uma alimentação saudável e evitar alimentos com alto teor glicêmico;
– Não fumar;
– Praticar atividades físicas.
Obs.: Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamento e receitar medicações. As informações disponíveis neste site possuem caráter educativo. A avaliação medica através de uma consulta é fundamental.