cabelo

Alopecia Androgenética

É uma forma de queda de cabelos geneticamente determinada. Homens e mulheres podem ser acometidos e, apesar de se iniciar na adolescência, só é aparente após algum tempo, por volta dos 30 ou 40 anos. Apesar do termo “andro” se referir ao hormônio masculino, na maioria das vezes os níveis hormonais se mostram normais nos exames de sangue. A doença se desenvolve desde a adolescência, quando o estímulo hormonal aparece e faz com que, em cada ciclo do cabelo, os fios nasçam progressivamente mais fios. 

A queixa mais frequente é a de afinamento dos fios. Os cabelos ficam ralos e, progressivamente, o couro cabeludo mais aberto.

O tratamento leva em consideração o uso de vasodilatadores como o minoxidil e bloqueadores hormonais como finasterida, anticoncepcionais, espironolactona etc. O objetivo é estacionar o processo e recuperar parte da perda.

Hoje em dia a mesoterapia capilar (injeções subcutâneas de ativos no couro cabeludo) tem apresentado boa resposta terapêutica, além de comodidade posológica.

Obs.: Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamento e receitar medicações. As informações disponíveis neste site possuem caráter educativo. A avaliação medica através de uma consulta é fundamental.

COMPARTILHAR