PELE

Melasma

Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser de ocorrência extrafacial, com acometimento dos braços, pescoço e colo. Afeta mais frequentemente as mulheres.

Apesar de não haver uma causa definida, muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez, a genética e, principalmente, à exposição solar.

A base do tratamento é a fotoproteção. Esta deve ser feita com filtro solares de amplo espectro (UVA e UVB) e com cor, pois isso protege da luz visível (celulares e computadores).

Podemos utilizar cremes clareadores como: hidroquinona, ácido glicólico, ácido retinóico,  ácido kójico, ácido fítico e ácido tranexâmico.

O microagulhamento com drug-delivery também é uma opção e tem que ser bem indicado pois em pacientes com fototipo alto pode haver piora da hiperpigmentação.

Em outros casos a associação de tecnologias, como por exemplo o laser Q-switched e peelings com clareadores específicos, é bastante satisfatória.

Obs.: Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamento e receitar medicações. As informações disponíveis neste site possuem caráter educativo. A avaliação medica através de uma consulta é fundamental.

COMPARTILHAR