É uma infecção causada por fungos que se alimentam da queratina da unha. As unhas dos pés geralmente são mais atingidas por enfrentarem ambientes úmidos, escuros e quentes com maior frequência do que as das mãos.
Pode haver o descolamento da borda livre da unha e acúmulo de restos de queratina e bactérias, além dos fungos. A micose pode levar a unha a adquirir um aspecto grosso, chamado popularmente de “unha de telha” ou “unha de gavião”. Nem toda unha com esse aspecto, necessariamente, sofre de micose. Isso pode acontecer somente pelo uso de sapatos apertados durante muitos anos.
Quanto há acometimento de mais de 30% de uma unha, ou de várias unhas ao mesmo tempo, é necessário tratamento com antifúngicos via oral. Este pode durar 1 ano a 1 ano e meio e deve ser sempre orientado e acompanhado pelo dermatologista.
Como evitar onicomicose:
– Lavar e secar cuidadosamente os pés todos os dias, com especial atenção para os intervalos entre os dedos;
– Não compartilhar toalhas ou tapetes de banho;
– Utilizar meias de algodão e calçado respirável (não sintético);
– Mudar de meias diariamente;
– Evitar o calçado apertado;
– Utilizar antibactericidas spray dentro dos calçados.
Obs.: Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamento e receitar medicações. As informações disponíveis neste site possuem caráter educativo. A avaliação médica através de uma consulta é fundamental.